Publicado em 16 de agosto de 2018 às 07:39

Sobre o novo ativismo de direita

Esse texto debate a existência de um novo ativismo de direita no Brasil. Ele toma como base de argumentação as movimentações existentes a partir de 2013 (jornadas de junho) e explora seus atores principiais.

Publicado em 11 de junho de 2018 às 10:40

O PT permitirá que Marília seja Candidata?

Já adentramos o mês de junho e o povo de Pernambuco segue sem saber se Marília Arraes, tecnicamente empatada nas pesquisas de opinião com o candidato à reeleição para o governo do estado, será candidata. O que se passa no interior do PT às vésperas da disputa de eleitoral?

Publicado em 8 de junho de 2018 às 17:16

Curso da UNIVASF sobre o Golpe de 2016 recebe quase 200 inscrições

O curso busca trazer para o espaço acadêmico e comunitário o debate sobre os acontecimentos de 2016 que culminaram no impeachment da presidenta Dilma Rousseff por meio de um golpe, bem como os antecedentes ao fato em tela.

Publicado em 4 de dezembro de 2017 às 21:37

Lutar por direitos sociais é coisa de “marxista”?

O texto se opõe à estratégia corriqueira de deslegitimar as lutas contra as reformas em curso através de categorias acusatórias como “ideológico”, “socialista” e “marxista”. Essas acusações, no mais das vezes, decorrem de um profundo desconhecimento histórico e teórico.

Publicado em 31 de agosto de 2017 às 10:59

Escola pública ou privada?

“A escola pública é muito ruim! De péssima qualidade. A escola particular seria o contrário disso”. Esse discurso é bastante frequente. Mas a escola pública é mesmo tão ruim assim? E a escola privada é mesmo tão boa assim?

Publicado em 20 de março de 2017 às 11:26

Bolsonaro 2018!!!

O artigo apresenta uma reflexão crítica sobre a campanha eleitoreira transformada em bordão contra os maus costumes. Discute em que medida as relações que o Deputado Federal Jair Bolsonaro catalisa em sua pessoa se aproximam do fascismo, convidando os seus apoiadores e desavisados para uma reflexão sobre o assunto.

Publicado em 14 de fevereiro de 2017 às 14:38

MORRER VOLUNTARIAMENTE: Da condenação do suicídio à liberdade de pensá-lo

De onde vem a condenação moral do suicídio? De tal condenação não permanecemos mudos diante da necessidade do debate? Somos capazes de aprovar moralmente o suicídio? Apresento aqui algumas reflexões sobre nossos pré-julgamentos e tomo uma posição sobre o valor positivo de pensar a própria morte.

Publicado em 7 de dezembro de 2016 às 11:56

Fidel Castro e Russell Shedd

Dois homens influentes e bastante distintos acabam de falecer: o revolucionário Fidel Castro e o teólogo Russell Shedd. Quais seriam os pontos em comum entre eles?

Publicado em 28 de novembro de 2016 às 13:12

Duas ou três palavras a respeito de neutralidade política

A noção de neutralidade no Programa Escola sem Partido pretende superar “doutrinações” e “ideologias”. No entanto, o modo como a noção é utilizada carece de debate. Neutralidade assume, em política, um significado completamente diferente daquele utilizado em ciência.