Publicado em 12 de outubro de 2018 às 17:24

O Deus de Bolsonaro

“Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. Qual o sentido do bordão político do candidato Jair Bolsonaro? O que está em jogo na simpatia que essa expressão produz entre diversos religiosos? Quais implicações de tal slogan político do ponto de vista do cristianismo?

Publicado em 16 de agosto de 2018 às 07:39

Sobre o novo ativismo de direita

Esse texto debate a existência de um novo ativismo de direita no Brasil. Ele toma como base de argumentação as movimentações existentes a partir de 2013 (jornadas de junho) e explora seus atores principiais.

Publicado em 11 de junho de 2018 às 10:40

O PT permitirá que Marília seja Candidata?

Já adentramos o mês de junho e o povo de Pernambuco segue sem saber se Marília Arraes, tecnicamente empatada nas pesquisas de opinião com o candidato à reeleição para o governo do estado, será candidata. O que se passa no interior do PT às vésperas da disputa de eleitoral?

Publicado em 8 de junho de 2018 às 17:16

Curso da UNIVASF sobre o Golpe de 2016 recebe quase 200 inscrições

O curso busca trazer para o espaço acadêmico e comunitário o debate sobre os acontecimentos de 2016 que culminaram no impeachment da presidenta Dilma Rousseff por meio de um golpe, bem como os antecedentes ao fato em tela.

Publicado em 8 de Fevereiro de 2018 às 20:03

O fim e a finalidade do PIBID!

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem passando por tentativas de desmonte nos últimos anos. E é preciso refletir sobre o fim e a finalidade do PIBID, mas também sobre os interesses presentes no esforço de enfraquecê-lo.

Publicado em 14 de dezembro de 2017 às 13:21

Os pecados do cantor Kleber Lucas

O ícone da música gospel nacional vem sendo condenado nos tribunais da moralidade evangélica por três pecados: cantar música profana, convidar um padre para pregar e participar de um culto ecumênico num terreiro de candomblé. O que fundamenta esse furor contra ele?

Publicado em 4 de dezembro de 2017 às 21:37

Lutar por direitos sociais é coisa de “marxista”?

O texto se opõe à estratégia corriqueira de deslegitimar as lutas contra as reformas em curso através de categorias acusatórias como “ideológico”, “socialista” e “marxista”. Essas acusações, no mais das vezes, decorrem de um profundo desconhecimento histórico e teórico.

Publicado em 6 de setembro de 2017 às 15:46

Silas Malafaia e a política do “irmão nosso de cada dia”

Personagem frequente nos debates públicos de anos recentes, Silas Malafaia exerce uma influência significativa na população brasileira, e não apenas na parcela evangélica. A pergunta que norteia o artigo é: o que Malafaia anda aprontando?

Publicado em 31 de agosto de 2017 às 10:59

Escola pública ou privada?

“A escola pública é muito ruim! De péssima qualidade. A escola particular seria o contrário disso”. Esse discurso é bastante frequente. Mas a escola pública é mesmo tão ruim assim? E a escola privada é mesmo tão boa assim?

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 20:59

O que fazer com o óbvio?

O que dizer do caráter óbvio de certos discursos que circundam o mundo evangélico? Como compreender os jargões e frases prontas que compõem seu vocabulário?