Publicado em 16 de agosto de 2017 às 20:59

O que fazer com o óbvio?

O que dizer do caráter óbvio de certos discursos que circundam o mundo evangélico? Como compreender os jargões e frases prontas que compõem seu vocabulário?

Publicado em 3 de abril de 2017 às 17:44

Bíblia nas escolas?!

A leitura da Bíblia nas escolas foi objeto de um Projeto de lei aprovado na última semana pela Câmara Municipal de Petrolina (PE). Nesse sentido, é preciso considerar certos aspectos presentes na elucidação e justificativa desse texto político-legal.

Publicado em 20 de março de 2017 às 11:26

Bolsonaro 2018!!!

O artigo apresenta uma reflexão crítica sobre a campanha eleitoreira transformada em bordão contra os maus costumes. Discute em que medida as relações que o Deputado Federal Jair Bolsonaro catalisa em sua pessoa se aproximam do fascismo, convidando os seus apoiadores e desavisados para uma reflexão sobre o assunto.

Publicado em 21 de fevereiro de 2017 às 11:45

Culto ao capital, para um ano feliz

Para cativar aqueles que almejam um ano abençoado, há igrejas que promovem eventos que prometem prosperidade, sucesso, vitória e bençãos infindas para os participantes. Quais princípios norteiam essa prática?

Publicado em 14 de fevereiro de 2017 às 14:38

MORRER VOLUNTARIAMENTE: Da condenação do suicídio à liberdade de pensá-lo

De onde vem a condenação moral do suicídio? De tal condenação não permanecemos mudos diante da necessidade do debate? Somos capazes de aprovar moralmente o suicídio? Apresento aqui algumas reflexões sobre nossos pré-julgamentos e tomo uma posição sobre o valor positivo de pensar a própria morte.

Publicado em 14 de dezembro de 2016 às 20:06

É pecado fazer greve?

O que é pecado? Greve é pecado? Tais questões propaladas na internet buscam orientação religiosa e moral. O artigo pretende discutir alguns aspectos nelas implicados.

Publicado em 7 de dezembro de 2016 às 11:56

Fidel Castro e Russell Shedd

Dois homens influentes e bastante distintos acabam de falecer: o revolucionário Fidel Castro e o teólogo Russell Shedd. Quais seriam os pontos em comum entre eles?

Publicado em 28 de novembro de 2016 às 13:12

Duas ou três palavras a respeito de neutralidade política

A noção de neutralidade no Programa Escola sem Partido pretende superar “doutrinações” e “ideologias”. No entanto, o modo como a noção é utilizada carece de debate. Neutralidade assume, em política, um significado completamente diferente daquele utilizado em ciência.