Notícias

Vereador Gilmar Santos emite nota de solidariedade a vereadora Liana Cirne e repudia violência policial no Recife

Liana, que é advogada, não participava do ato, foi ao local para auxiliar juridicamente os manifestantes atacados pela polícia. Na tentativa de um diálogo, foi agredida covardemente por um policial que lançou um jato de spray de pimenta no seu rosto.

Foto: Reprodução

O Mandato Coletivo, representado pelo vereador Gilmar Santos PT-Petrolina, vem à público prestar solidariedade à vereadora Liana Cirne Lins (PT – Recife), ao Sr. Daniel Campello da Silva, 51 anos, e demais pessoas, vítimas de ataques covardes, desnecessários e desproporcionais por parte de policiais da PM no Recife, durante as manifestações em defesa da vida, da vacinação do povo brasileiro e contra o governo genocida do Sr. Jair Bolsonaro.

Liana, que é advogada, não participava do ato, foi ao local para auxiliar juridicamente os manifestantes atacados pela polícia. Na tentativa de um diálogo, foi agredida covardemente por um policial que lançou um jato de spray de pimenta no seu rosto.

O Sr. Daniel, que também não participava do ato e estava passando pelo local na direção do comércio para comprar materiais do seu trabalho de adesivagem, foi atingido por uma bala de borracha que o fez perder o globo ocular, o deixando cego.

Os ataques aconteceram sem qualquer motivo, no final da manifestação, que ocorreu de forma pacífica e respeitando os protocolos contra a covid-19.

Ações como essas, promovidas por certos policiais, são criminosas, maculam a corporação, comprometem o trabalho dos bons policiais e nos fazem refletir sobre o quanto esse sistema militar precisa ser revisto, tanto para bem da sociedade, quanto para proteger os próprios trabalhadores da segurança pública.

Sobre o governador Paulo Câmara, que já repudiou publicamente essa ação covarde, repudiamos a incompetência do seu governo diante da situação e exigimos, para além da investigação já anunciada, a devida punição a esses maus servidores e uma mudança radical diante das abordagens truculentas de parte da PM no estado.

A sociedade e as nossas instituições não podem se acovardar ou se calar diante de qualquer servidor que utiliza recursos públicos para violar direitos fundamentais e promover verdadeiro estado de violência.

A coragem da vereadora Liana nos representa e deve nos inspirar, pelo bem do Estado Democrático e de Direito.

Seguiremos em luta! Fora Bolsonaro, seu governo e suas políticas!

Atenciosamente,

Vereador Gilmar Santos

Mandato Coletivo – PT

Petrolina – PE