Notícias

Brasil registra 3438 mortes e fecha semana com recorde de infecções por covid-19

Na semana epidemiológica que se encerra neste sábado (27), Brasil teve 539.903 casos registrados da doença

Com novas cepas no país, cresce número de mortes entre jovens – Reprodução

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 3.438 mortes por covid-19. Este é o terceiro registro em que a marca de 3 mil mortes foi ultrapassada desde o início da pandemia do novo coronavírus. Todos ocorreram nessa semana.

Segundo os dados da Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o total de óbitos registrados pelo vírus no país agora está em 307.112.

Ainda segundo o Connas, a semana epidemiológica que se encerra hoje (27) é a com maior registro de casos desde o início da pandemia: 539.903. Esta foi a terceira semana consecutiva com mais de meio milhão de casos registrados.

No total, o país chegou a cifra de 12.490.362 infectados pelo vírus, sendo 85.948 casos somente no último período.

A escalada de casos e mortes ocorre principalmente entre pessoas mais jovens. É o que aponta um levantamento do projeto “UTIs brasileiras”, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), divulgado hoje.

Os números evidenciam que o percentual de pessoas de até 45 anos em 1.593 unidades de terapia intensivas públicas e privadas do país aumentou 193% entre fevereiro e março de 2021, se comparado ao período de setembro a novembro de 2020.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

https://www.brasildefato.com.br/