Olhares

TRAVESSIA

Conheça o trabalho de Lizandra Martins, fotógrafa petrolinense.

A exposição “Travessia” depois de passar pela Galeria de Artes Ana das Carrancas no SESC Petrolina chega ao receptivo e aconchegante “Café de Bule” (Cafeteria), ficando aberta ao público até o dia 30 de Setembro.

O Café de Bule fica localizado na Rua Antônio Santana Filho, nº 353, Centro de Petrolina. É ‘um espaço muito especial da cidade de Petrolina, que reúne uma culinária afetiva juntamente com diversas linguagens artísticas, com os encontros, além disso nos proporciona tomar deliciosos cafés acompanhados de comidinhas preparadas com muito amor.’

- (EXPOSIÇÃO TRAVESSIA - CAFÉ DE BULE) (1)

O ensaio fotográfico “Travessia”, realizado por Lizandra Martins, foi produzido entre 2014 e 2016. Segundo a fotógrafa, o ensaio retrata a travessia das barquinhas (um dos principais meios de transporte utilizados) entre as cidades de Petrolina – PE e Juazeiro – BA. São 30 fotografias que foram capturadas a partir de uma câmera de celular.

“O trabalho além de buscar um olhar para o meio de transporte tão importante, também tem o intuito de chamar a atenção para a preservação do Rio São Francisco e a importância que ele tem para os moradores das duas cidades. A exposição foi viabilizada por meio de um financiamento coletivo”, disse Lizandra.

A professora de artes Edineide Torres diz que a exposição é ‘muito mais modelado pela afetividade que pela narrativa, as fotografias ganham ar pictóricos, sugerem uma outra relação com o tempo e o espaço, sobrepostos em suspenso e merecem do observador uma postura investigativa como forma de compartilhar da experiência de ser atravessado’.

Lizandra Martins é fotógrafa, natural de Petrolina-PE, atua na área da fotografia artística e fotojornalismo, fez coberturas fotográficas de festivais de teatro (Aldeia do Velho Chico) e dança (Aldeia Vale Dançar) para o SESC, cobertura do festival de cinema Vale Curtas e festival de música Raiz e Remix. Realizou o Still dos curtas-metragens “Velho Samba da Ilha” e “Cadeira de Arruar”. Fotografias publicadas no Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco e na Revista Raízes. Participou da exposição fotográfica coletiva “In Margens” em 2010 no SESC Petrolina e exposição “Cordel Fotográfico” no Festival Raiz e Remix (2011). Atualmente realiza o ensaio fotográfico “Mãos Sertanejas” com artesãos da cidade e realizou a exposição “Travessia” (SESC Petrolina).

Segue algumas fotos da exposição:

- Travessia (Lizandra Martins) (6)
- Travessia (Lizandra Martins) (1)
- Travessia (Lizandra Martins) (3)
- Travessia (Lizandra Martins) (4)
- Travessia (Lizandra Martins) (5)