Notícias

Jovens da periferia de Petrolina protagonizam web-série feita durante a pandemia

Na série, o espectador vai poder conferir, através de relatos de jovens, uma discussão das subjetividades e poéticas que abarcam suas vidas enquanto moradores/as da periferia, trazendo à tona suas perspectivas e sonhos para o futuro

Foto: Divulgação

Já está no ar a websérie “Juventudes da Periferia”, assinada pela Abajur Soluções em Audiovisual e pela Cia Biruta de Teatro. A produção, disponível no YouTube, é realizada através do edital Narrativas Periféricas do Fim desse Mundo 2020, promovido em parceria entre o Coletivo Coquevídeo e o Instituto Moreira Sales. Para marcar o lançamento da websérie, no próximo domingo (25/10), às 19h, no Instagram, acontece um bate-papo com a criadora e editora do projeto, Camila Rodrigues, e Vitória Régia, que participa do primeiro episódio da série.

Iniciado ainda nos primeiros meses de 2020, como uma iniciativa independente, o projeto foi interrompido pela pandemia do novo coronavírus e retomado com a abertura do edital ‘Narrativas Periféricas para o fim desse mundo’. “Com o edital vimos a possibilidade de retomar a ideia, adaptando-a para uma produção virtual, utilizando técnicas de animação em colagem digital e a captura de depoimentos de áudio via plataformas digitais. Ficamos muito satisfeitos co o resultado”, conta a atriz e editora de vídeos, Camila Rodrigues.

Na série, o espectador vai poder conferir, através de relatos de jovens, uma discussão das subjetividades e poéticas que abarcam suas vidas enquanto moradores/as da periferia, trazendo à tona suas perspectivas e sonhos para o futuro. “È uma maneira de refletir também sobre quem somos, de onde viemos e o que desejamos ser e construir nesse mundo que, tantas vezes, nos violenta e oprime. É uma ação fundamental para o resgate de nossas identidades”, revela Camila.

No dia 25 de outubro (domingo) às 19h no Instagram, a criadora e diretora do projeto Camila Rodrigues irá conversar com Vitória Régia, participante do episódio 01 – Pontoart, sobre o processo de criação da web-série e as discussões em torno da temática ‘juventudes da periferia’. “Foi uma ótima experiência fazer parte desse projeto e mostrar que em meio ao isolamento social a arte na periferia existe e não para. Está sempre ali, é só a gente dar um jeitinho. Eu vejo esse projeto hoje e só tenho a agradecer, porque a minha história foi contada e espero poder ouvir outras vozes da periferia também”, frisa Vitória Régia. O bate-papo pode ser acompanhado nos perfis @camilinhars_ e @regia_vt.

A websérie integra a Mostra Olhares Dissidentes e para assistir ao episódio, basta acessar https://www.naperifa.org/juventudes-da-periferia-ep-01

 

Ficha técnica

Roteiro, Direção e Edição de Imagens: Camila Rodrigues

Personalidade do Episódio I: Vitória Régia

Pesquisa Estética e Colaboração Conceitual: Cristiane Crispim

Animação em Foto Colagem: Fernando Pereira

Produção: Abajur Soluções em Audiovisual

Colaboração e Apoio: Cia Biruta de Teatro

Músicas: Down time in my Soul – RageeThe Jam – Slynk&MrStabalina

Fotografias: Acervo pessoal de Vitória Régia, Camila Rodrigues, Emanuel Carvalho, Fernando Pereira, Jackson Vicente, Santiago, Tássio TavareseRobério Brasileiro(demais imagens estão disponíveis na internet).

Incentivo: Coquevideo – Instituto Moreira Salles

 

Por Eneida Trindade