Notícias

Associação dos agricultores da Tapera realizará eleição para decidir nova diretoria

O pleito, que define os representantes do povoado pelos próximos quatro anos, deve ocorrer das 13h às 17h.

Foto: Divulgação

Pelo menos 400 pessoas da comunidade da Tapera, na área ribeirinha de Petrolina, vão escolher no próximo dia 30 a nova mesa diretora da Associação dos Agricultores Familiares do Sítio Bebedourozinho. O pleito, que define os representantes do povoado pelos próximos quatro anos, deve ocorrer das 13h às 17h.

Criada há 10 anos, a associação tem como objetivo defender a participação da comunidade em programas dos governos voltados à Agricultura Familiar. Nesse período, a entidade conseguiu entrar no projeto de criação de galinhas caipiras para o governo estadual e acessar o Programa de Aquisição Alimentar (PAA) do município, vendendo também legumes e hortaliças produzidos pela comunidade.

Apenas uma chapa, encabeçada por Leandro de Souza Martins e Maria dos Santos Pinto Santiago, concorre à presidência e vice-presidência da associação, respectivamente. A votação ocorrerá na casa da agricultora Socorro Pinto, que tem cedido espaço para as reuniões ordinárias da instituição. O Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf) deve conduzir o processo eleitoral.

“Muitas vezes, sem a ajuda das autoridades competentes, os agricultores se reúnem e fazem movimentos que trazem melhorias para a própria comunidade. Por exemplo, o povoado é área ribeirinha, mas não tinha água encanada, então, com seus próprios recursos, eles criaram um projeto e hoje todas as famílias têm água encanada em suas casas. E isso após não serem atendidos pela prefeitura ou CODEVASF”, disse Leandro de Souza, ao explicar a importância da participação popular no pleito.

Por Jacó Viana