Notícias

O impacto do assassinato de George Floyd na grande mídia brasileira é tema de curso oferecido pelo Compir e Frente Negra do Velho Chico, nos dias 24 e 26.11

“Nesse curso, nosso propósito é contribuir na formação de telespectadores/as críticos/as e alertas ao racismo veiculado na grande mídia. Aliás, foi essa criticidade que levou, pelo menos, duas emissoras – Globo News e CNN – a fazerem alguns ‘ajustes’ internos”, afirmam as jornalistas organizadoras do curso.

Nos dias 24 e 26 de novembro, das 19 às 21 horas, as jornalistas, professoras e integrantes do Conselho Municipal pela Igualdade Racial de Juazeiro/BA (Compir) coordenam o mini-curso “Midia e racismo após o assassinato de George Floyd”. A iniciativa faz parte do projeto de Formação Novembro Negro – Comunicação, Racismo e Direitos Humanos, organizado pela Frente Negra do Velho Chico e Compir.

De acordo com as jornalistas “nesse curso, nosso propósito é contribuir na formação de telespectadores/as críticos/as e alertas ao racismo veiculado na grande mídia. Aliás, foi essa criticidade que levou, pelo menos, duas emissoras – Globo News e CNN – a fazerem alguns ‘ajustes’ internos”. O curso recorrerá a metodologia de estudo de casos e aos pressupostos da Análise Crítica do Discurso.

George Floyd, 46 anos, foi cruelmente assassinado em Minneapolis, estado de Minnesota (EUA), na 2ª feira, 26 de maio deste ano. A imagem do policial branco, Derek Chauvin, sufocando Floyd com um dos seus joelhos foi um estopim à luta antirracista. Por mais de 10 dias foram registrados protestos em várias cidades norte-americanas e em outros cantos do mundo.

Infelizmente, poucos dias antes da realização desse curso o mundo foi chocado com outro assassinato racista e cruel. Agora, no Brasil, em Porto Alegre/RS, quando em 19 de novembro, véspera do Dia Nacional da Consciência Negra (20.11), João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, foi brutalmente assassinado no Carrefour, por um segurança e um PM.

Além desse, serão oferecidos outros cursos, confira abaixo a programação completa:

24/11 e 26/11, 19h-21h: Módulo I (Compir/RHECADOS) – Mídia e Racismo após o assassinato de George Floyd

01/12 e 03/12, 19h-21h: Módulo II (Neafrar Univasf/Frente Negra do Velho Chico) – História do Movimento Negro após a “Abolição”

08/12 e 10/12, 19h-21h: Módulo III (CAJUP) – Racismo e Direito

Maiores informações favor contatar com: Céres Santos – Registro 6156 DRT/RS e Márcia Guena.