Notícias

IF Sertão-PE abre inscrições para seleção de professor formador do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola

O Programa Ação Saberes Indígenas na Escola tem o objetivo de promover a formação continuada de professores indígenas alfabetizadores e a produção de material didático e paradidático.

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a seleção de professor formador para o Programa Ação Saberes Indígenas na Escola do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). As inscrições seguem até o dia 30 de novembro por formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/ATTYM6UKu3c77v547. A bolsa é de R$ 1.100 e os interessados devem ter experiência comprovada, formação em áreas correlatas aos eixos do Programa e capacidade de elaborar materiais didáticos para uso nas escolas indígenas.

Entre as exigências para a participação na seleção estão a titulação mínima de graduação e a disponibilidade de 20 horas semanais (preferencialmente, aos finais de semana. Os profissionais que participarem da formação continuada de professores da educação indígena receberão bolsas de estudo e pesquisa. A ação deste edital será desenvolvida junto ao Povo Indígena Pankararu, do Sertão de Itaparica, em Pernambuco.

A seleção será feita em fase única e compreenderá a análise dos documentos encaminhados no momento da inscrição e na análise curricular. A lista completa dos documentos necessários e o barema para avaliação do currículo estão disponíveis no edital. O resultado parcial da seleção será divulgado no dia 9 de dezembro.

O Programa Ação Saberes Indígenas na Escola tem o objetivo de promover a formação continuada de professores indígenas alfabetizadores e a produção de material didático e paradidático a partir de três eixos: letramento e numeramento em Língua Portuguesa como primeira língua; letramento em Língua Indígena ou Língua Portuguesa como segunda língua ou língua adicional; e conhecimentos e artes verbais indígenas.

Mais informações em https://www.ifsertao-pe.edu.br/. Ascom.