Notícias

NEGRA COR

A sessão OLHARES deste mês traz o trabalho do fotógrafo Petrolinense Rubens Henrique, uma compilação de ensaios fotográficos feitos com mulheres negras.

_mg_4179-2

Com o passar das décadas, as construções sociais e estéticas foram e são embasadas num modo europeu de beleza. Modo este, de pele na cor branca, cabelos lisos e olhos claros. Tais estereótipos perpetuam por todas as esferas, sejam sociais, estéticas, políticas, etc. Aqui no nosso país não é diferente. Este modelo de tipo ideal europeu é imposto escancaradamente para uma população que tem seu maior percentual NEGRO. Logo, tal padrão estético não se encaixa e nem representa a mulher brasileira, que majoritariamente é negra, fazendo deste, uma grande máquina de inversão de valores e de coerção social. No entanto, o movimento de empoderamento está crescendo e mostrando pra essas mulheres que ter o cabelo black e assumir suas raízes é mais do que necessário para a quebra destes conceitos e tipos ideais pré-estabelecidos.

_mg_0585-2

É para colaborar com este movimento que o fotógrafo petrolinense Rubens Henrique está desenvolvendo o projeto fotográfico NEGRA COR. Criado pelo fotógrafo em maio deste ano, o projeto reúne uma compilação de ensaios fotográficos feitos com mulheres negras no intuito de fortalecer a representatividade de um povo que é maioria e ainda é tratado como recorte.

O projeto já conta com 6 álbuns e ainda está em andamento. Os ensaios são feitos em locações externas e com um detalhe; todas as locações não foram visitadas tanto pela modelo quando pelo fotógrafo até o momento da sessão, tornando deste momento único para todos os envolvidos.

O NEGRA COR surge para mostrar, não só para as mulheres negras, mas para toda a população negra, que não estão sozinhos. Que representatividade importa sim e que precisa-se seguir adiante com o movimento de empoderamento, quebrando todos os conceitos pré-estabelecidos de tipos ideais europeus na nossa sociedade.

Rubens esteve participando de uma mesa redonda no I festival Afrocoletividade que celebra o mês da consciência negra no último dia 10 de novembro onde dialogou sobre as questões que envolvem o negro na mídia. No mesmo evento ele ministrou uma oficina fotográfica.

Confira abaixo algumas fotos do projeto NEGRA COR de Rubens Henrique

_mg_3375-2

_mg_3377-2

_mg_3430-2

_mg_4293-2

_mg_8084-2

_mg_8300-2

_mg_4484-2

_mg_4743-2

_mg_1576-2

_mg_1257-2

_mg_8359-2

_mg_1557-2

  • Matheus Barbosa

    Trabalho incrível! Bonito de se ver. Espero que a mensagem dele seja repassada