Notícias

Intervenção artística na cidade de Juazeiro-BA viraliza na internet e roda o mundo

A artista autora da pintura que causou polêmica na internet, deu uma entrevista em primeira mão ao Ponto Crítico. Imagem da pintura obteve 4.261.673 visualizações no Imgur e foi compartilhada no FB até pela fanpage de Chuck Jones, criador do desenho ‘Papa-Léguas’.

Na parede a pintura reproduzia o desenho animado Papa Léguas – Road Runner é o título original da série animada de grande sucesso – e um túnel típico das perseguições entre o “Papa Léguas e o Coiote”. A intervenção era uma obra de Clarissa Campello, professora e atual coordenadora  do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Clarissa trabalha com intervenção artística desde 2008 e criou uma disciplina de arte urbana no curso, além de um grupo de pesquisa e extensão. “Já estava querendo fazer esse trabalho quando recebi o convite para intervir naquele local, é um projeto da prefeitura para combater a poluição visual da cidade.”, declarou a artista sobre a pintura do Papa Léguas.

Na noite da ultima terça-feira (15), dia em que a arte foi feita, uma foto da obra começou a ser veiculada nas redes sociais e provocou diversos questionamentos sobre um possível perigo que a pintura poderia representar aos motoristas que passam pelo local, já que a imagem foi pintada ao lado de uma passagem que liga as duas orlas da cidade.

12391344_865026986929262_5274474335238541866_nNo dia seguinte (16), outra foto começou a ser veiculada nas redes, mas dessa vez, a imagem mostrava a arte de Clarissa sendo apagada pela Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT).

“Fiquei bastante chateada por terem apagado a intervenção, não deu nem tempo de fotografar na luz do dia. Não fui comunicada. Nunca acreditei no risco real de provocar um acidente, mas penso que outras providências mais criativas, que foram inclusive sugeridas por internautas, poderiam ter sido tomadas.”, Desabafou a artista.

A CSTT informou que a decisão de apagar a imagem se deu pelo fato da obra possuir efeitos que provocam ilusão de profundidade em quem passasse pelo local. “O motorista que tivesse baixa visão, ou que não conhecesse a cidade, ou até mesmo um motorista alcoolizado poderia ter a impressão de que iria entrar em um túnel, e assim provocar um acidente. Por isso, apesar de acharmos a obra bonita, resolvemos tirar”, declarou a assessoria de comunicação da companhia.

Depoimentos em apoio a iniciativa de Clarissa surgiram nas redes sociais, como o da juazeirense Ananda Fonseca, “A arte foi punida em nome daqueles que desrespeitam a lei seca? A artista passa horas pra pintar aquilo ali e ficar perfeito como ficou e ser apagado em nome de motorista desatento? Se o motorista não é capaz de ter atenção suficiente e discernir entre o real e uma pintura, não deveria estar no volante. Parabéns à professora de Artes Visuais que promove esse tipo de intervenção na cidade em lugares antes poluídos com cartazes de festas e eventos. Me orgulho de morar na mesma cidade de pessoas que insistem em modificar e dar alegria ao espaço urbano quando há certo descaso da prefeitura em fazer o mesmo.”. Sobre o risco a artista completou,”Pra uma pessoa se confundir ali teria que estar seriamente alcoolizada, não conhecer a cidade e nunca ter visto um desenho animado na vida.”.

Ao longo do dia, surgiram montagens de imagens que insinuavam que a arte teria sido apagada após suposto acidente ter acontecido no local. A artista disse que recebeu informações de que o acidente que supostamente teria sido a causa do apagamento da imagem, teria acontecido na verdade na cidade vizinha, Petrolina-PE. “Me disseram que o acidente do carro foi em Petrolina, fizeram uma piada com isso e agora tem muita gente acreditando.”.

pintura arco da ponte juazeiro

O caso repercutiu nacionalmente após páginas da rede social Facebook postarem fotos do acontecido. A fanpage Legião de Heróis, que tem 3.541.999 seguidores, publicou uma uma montagem de imagens sobre o fato e teve 182.766 curtidas e 196.857 compartilhamentos até o fechamento dessa matéria.

Antes da intervenção artística, a parede era usada para a colagem de cartazes de divulgação de eventos.  “Mas agora não adianta chorar o leite derramado, quando faço um trabalho na rua ele já não me pertence mais. Que voltem a colar cartazes, já que ninguém parece se incomodar com isso.” finalizou Clarissa.

Repercussão Internacional

papaleguas

O caso repercutiu internacionalmente, rodando o mundo através da internet. O site em língua inglesa INQUISITR NEWS, reconhecido internacionalmente e lido por mais de 40 milhões de visitantes únicos por mês, publicou um artigo intitulado ‘Road Runner Faux Tunnel Painted On Wall Causes Car Crash — Gets 3 Million Views In 9 Hours’. O texto do artigo comenta que a pintura viralizou em publicações nas redes sociais dos sites ImgurReddit

A publicação no Imgur recebeu 4.261.673 visualizações e a publicação do Reddit obteve 2361 comentários até às 18h30 de hoje (17). Ambas diziam “So this happened..” (Então isso aconteceu…) e mostravam uma montagem que relaciona a pintura ao suposto acidente com um carro vermelho. Contudo, muitos comentários duvidam da veracidade do acidente.

Um acontecimento interessante é que a fanpage de Chuck Jones – criador do desenho animado – compartilhou a notícia. Não sabemos se a página de Chuck Jones é oficial, mas é a maior sobre o diretor no Facebook.

Chuck Jones

Deixe uma resposta