Espaço do Leitor

Estudantes realizaram 17º congresso da UESP em Petrolina

Aconteceu na semana passada um congresso da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESP) no Instituto Federal Sertão, campus Petrolina. O evento teve como pauta a educação pública brasileira, violência de gênero entre outros assuntos.

No último dia 09 de junho a União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (UESP) realizou no auditório do IF Sertão – Campus Petrolina o seu 17º Congresso. O evento contou com a participação de mais de 150 estudantes, delegados das principais escolas. A mesa de abertura contou com a presença da professora Anete Ferraz, gestora da GRE – Petrolina; Robson Nascimento, diretor regional do Sindicato dos Professores em Educação de Pernambuco, SINTEPE; Ana Maria, representando a Secretaria Municipal de Educação; Alexandre Ferreira, representante da Unidade Popular pelo Socialismo (UP); Sueli Granja, diretora de políticas educacionais do IF sertão – Campus Petrolina e Camila Roque representante dos Movimento de Mulheres Olga Benário.

O congresso discutiu a realidade nacional e local da educação. E através dos grupos de debates aprofundou-se a defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Para o estudante e presidente do grêmio do Colégio de Aplicação, Alexandre Victor “Cada estudante precisa organizar o grêmio de sua escola, só assim podemos lutar para transformar sua realidade”, afirmou.

No final do congresso, foram aprovadas as propostas, com destaque a campanha de formação de grêmios, resolução pelo fim da cultura de estupro, pautas de lutas pela melhoria da estrutura das escolas e a campanha FORA TEMER com denúncias sobre o golpe parlamentar.

Logo após foi eleita a nova diretoria que terá como desafio no próximo biênio avançar na defesa de uma escola pública de qualidade, na melhoria no transporte público, e as pautas específica de cada escola. A estudante Larissa Vanessa foi eleita presidente da UESP.

por União dos Estudantes Secundaristas – Petrolina