Notícias

Coletivo de Juazeiro propõe mandato compartilhado e inova com financiamento coletivo

Grupo de pessoas trabalhadoras com longo histórico de militância cria coletivo e convoca população para fazer uma nova política em Juazeiro

O coletivo lançou um site onde publica textos escritos por colaboradores sobre questões políticas

O Coletivo Enxame traz para o município de Juazeiro, Bahia, nestas eleições uma nova possibilidade: eleger um mandato na Câmara de Vereadoras e Vereadores que possa ser compartilhado por quatro pessoas e assim a população contar com maior representatividade. Encabeçado por Érica Daiane Costa, Antonio Carvalho, Mineia Clara e Euri Mania, ativistas de diversas causas sociais, o Enxame se lança também em uma forma diferenciada de campanha, onde os vícios da velha política são deixados de lado e se investe em formas mais dinâmicas e participativas, inclusive no que se refere ao financiamento das despesas de campanha.

Segue abaixo um vídeo que eles publicaram no Youtube, uma apresentação dos quatro co-candidatos.

 

 

Mesmo entendendo que ainda é um desafio para a sociedade lidar com estas novidades, o Coletivo lançou uma Vaquinha Online, um instrumento legal de arrecadação de recursos para custeio das despesas da campanha oficial, que começa em setembro. Através do site Doação Legal, as pessoas podem contribuir com qualquer quantia acima de R$ 10, por meio de cartão de crédito ou boleto bancário, e assim participar de um processo colaborativo, aberto a contribuição de todos/as cidadãos e cidadãs que se interessem em construir o Coletivo ou apenas incentivar esta nova forma de fazer política.

 

 

Ao contrário do que muita gente pensa, as campanhas eleitorais não são totalmente custeadas pelos partidos. Existe um recurso oriundo do Fundo Partidário, que é dividido entre todas as candidaturas, porém não garante suprir todos os gastos inevitáveis em uma campanha. Assim, cada candidato/a busca outras fontes, devendo respeitar os critérios estabelecidos pela Justiça Eleitoral. Em 2015, foram aprovadas algumas mudanças que alteraram as regras para financiamento de campanhas no Brasil, sendo uma delas a proibição de doações por parte de empresas.

O Enxame é uma candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT) e todas as informações da Pré-Campanha podem ser acompanhadas pelo site e redes sociais do Coletivo, além de entrevistas em meios de comunicação e diálogos com as/os representantes da Pré-Candidatura e apoiadores/as. No próprio site da Vaquinha Online, é possível acessar diversas informações e assim compreender melhor o que está sendo proposto nesse pleito eleitoral, que, devido a pandemia, este ano ocorrerá em 15 de novembro.

Informações da Ascom