Notícias

80% dos Hoteizinhos em Petrolina não estão credenciados junto à Secretaria Municipal de Educação

O problema do não credenciamento dos hoteizinhos entrou na pauta de fiscalizações de rotina nas unidades de educação infantil, pelos membros do Conselho Municipal de Educação.

Foto: Ascom

O número exato de hoteizinhos (creches) particulares em funcionamento em Petrolina, a Secretaria de Educação não conhece. Apenas recebe as solicitações de credenciamento, e vai atendendo. A informação foi compartilhada nesta segunda-feira (12), na reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação. Mas, a estimativa é de que a maior parte dessas unidades de educação infantil, cerca de 80%, está sem a autorização que é emitida pela secretaria. “Ao invés de procurar a secretaria para se credenciar, muitos hoteizinhos vão funcionando, e só nos procuram quando a gente percebe e chama atenção.” Explicou a responsável pelo setor de normatização de Seduc, Luciana Gonçalves.

A Vereadora Cristina Costa, membro do Conselho Municipal de Educação como representante do Poder Legislativo, se preocupa com a situação e teme que a situação fique ainda pior: “ A tendência é crescer o número de hoteizinhos na cidade depois da reestruturação do Programa Nova Semente que reduziu o tempo de permanência de algumas crianças nas unidades. Muitos pais estão procurando hoteizinhos com preços acessíveis para matricularem seus filhos”- explicou a vereadora.

O presidente do Conselho Municipal de Educação Raul Goiana disse que o órgão fiscalizador também pode interferir na situação. “ O conselho pode pedir ao Ministério Público o embargo da escola não credenciada, porque inclusive não tem o aval do órgão”.

O problema do não credenciamento dos hoteizinhos entrou na pauta de fiscalizações de rotina nas unidades de educação infantil, pelos membros do Conselho Municipal de Educação.

Assessoria de Imprensa

Vereadora Cristina Costa-PT