Notícias

Palestra de atleta paraolímpica marca abertura da Semana Universitária da Facape e UPE

Em janeiro deste ano, Verônica Almeida nadou 10 quilômetros em mar aberto com apenas um braço, fazendo a travessia entre a praia de Mar Grande, em Vera Cruz, e o Porto da Barra, em Salvador, na Bahia.

Semana 2015 1A história de superação da nadadora paraolímpica, Verônica Mauadie de Almeida, marcou a abertura oficial da 2ª Semana Universitária da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e Universidade de Pernambuco (UPE). O evento aconteceu na noite da última segunda-feira, 09, e reuniu diretores, professores e estudantes das duas instituições.

Falando sobre superação e mudanças positivas, a para-atleVerônica Almeidata contou sua história e os desafios que enfrentou até conquistar inúmeras medalhas e entrar para o livro dos recordes ‘Guinness Book’, como a atleta mais rápida da paranatação. Em janeiro deste ano, Verônica nadou 10 quilômetros em mar aberto com apenas um braço, fazendo a travessia entre a praia de Mar Grande, em Vera Cruz, e o Porto da Barra, em Salvador, na Bahia.

Nadadora desde os sete anos de idade, Verônica ganhou medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, um ano após ser diagnosticada com Síndrome de Ehlers-Danlos (distúrbio hereditário extremamente raro do tecido conjuntivo que ocasiona flexibilidade articular extrema, pele muito elástica e tecidos frágeis). Hoje, a nadadora é uma das principais para-atletas brasileiras no ciclo mundial da natação paraolímpica classe S7 (limitações físico-motoras).

Banda 2Semana Universitária 2015

Antes da palestra, houve a apresentação da banda da Escola Estadual Joaquim André Cavalcanti, de Petrolina. Diretores e coordenadores dos cursos da Facape e UPE também deram as boas vindas aos estudantes, e falaram sobre a satisfação em unir as duas instituições para promover um evento direcionado aos alunos e à comunidade em geral. De acordo com o diretor acadêmico da Facape, Antonio Habib, a Semana Universitária deste ano está envolvendo mais de sete mil discentes e oferece ao todo 8.575 vagas em diversas atividades. (Ascom).