Notícias

Jovens do Bairro Fernando Idalino apresentarão mostra de dança

Atividade encerra ciclo do 1° Circuito de Dança na Periferia de Petrolina

Foto: Fernando Pereira – Abajur Soluções

Os alunos da Escola Municipal Professor Nicolau Boscardin, no Bairro Fernando Idalino, se preparam para apresentar uma mostra pedagógica como resultados das oficinas oferecidas pelo 1° Circuito de Dança na Periferia, que iniciaram no começo de agosto. A mostra será amanhã (11), às 11h, na própria escola, sendo também aberta para toda comunidade de forma gratuita.

Estudantes entre 12 e 16 anos estão participando das atividades, experimentando diversas linguagens da dança, como a contemporânea e ritmos populares. A mostra contará com a mesma diversidade nas coreografias, permitindo que eles demonstrem o aprendizado e compartilhem com colegas e familiares.

Foto: Fernando Pereira – Abajur Soluções

A professora Beatriz Souza foi a responsável por apresentar passo a passo das danças tradicionais da Cultura Popular nordestina, incentivando que os alunos conheçam mais da história do seu povo. “Eu acho sempre muito gratificante ministrar oficinas de dança popular, oferecer outro universo a eles para além das danças mais cotidianas que chegam a denegrir a imagem das mulheres. Ensinar para eles que isso também é bom e que enaltece sua própria história, sua ancestralidade”, comenta Beatriz.

Foto: Fernando Pereira – Abajur Soluções

Nos ciclos de atividades seguintes, o circuito deve chegar aos bairros José e Maria (na Associação das Mulheres Rendeiras), Rio Corrente (no Cine-teatro CEU das Águas) e João de Deus (no Centro Paroquial). Os grupos parceiros que se apresentam são a Cia. de Dança do Sesc Petrolina, a Confraria 27, o Coletivo Trippé, a Cleybson Lima Produções, o Coletivo Incomum, o  H2Om Crew, e a própria Cia. Balançarte, realizadora do projeto.

Foto: Fernando Pereira – Abajur Soluções

Por Adriano Alves