Notícias

Rodas de Conversa Culturas no Plural em Debate

Entre os temas a serem debatidos, destacam-se: Culturas no plural (20/09/18); o Movimento Cultural das Quadrilhas Juninas (04/10/18) e por último, Afoxé: resistir para existir (18/10/18).

foto: Divulgação

O GEFRE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Festas e Religiosidades vinculado ao curso de História da Universidade de Pernambuco – campus Petrolina, realizará em parceria com o Afoxé Filhos de Zaze e a Quadrilha Junina Buscapé,  ambos do Bairro do Quidé, Juazeiro-Bahia, um conjunto de atividades extensionaistas intitulado Culturas no Plural em debate.

A ideia consiste em realizar 03 rodas de conversa, coordenadas pelos professores Edianne Nobre e Mário Ribeiro (UPE), os quais abrirão os trabalhos apresentando a dinâmica das atividades e a problematização dos temas escolhidos para os debates.

Os critérios de seleção dos assuntos foram baseados nas experiências dos docentes em sala de aula, nas reuniões do GEFRE, assim como nas necessidades colocadas pelas lideranças dos grupos culturais em parceria para reflexão de temáticas que norteiam o cotidiano dos agentes sociais envolvidos.

Entre os temas a serem debatidos, destacam-se: Culturas no plural (20/09/18); o Movimento Cultural das Quadrilhas Juninas (04/10/18) e por último, Afoxé: resistir para existir (18/10/18).

Conforme os coordenadores na oportunidade refletirão sobre conceitos que norteiam as falas e os textos da maioria das pessoas que aborda a temática das expressões culturais populares, a exemplo de tradição, resgate, preservação, descaracterização e identidade. Conceitos possíveis de serem problematizados e desnaturalizados à luz das perspectivas teóricas e metodológicas da História Cultural.

As atividades serão certificadas no final do último encontro com carga horária de acordo com a frequência.

Serviço

Evento: Roda de Conversa

Local: Sede da Quadrilha Junina Buscapé / Terreiro Ilê Axé Ayrá Onyndancor

Bairro: Quidé – Juazeiro/BA (Próximo à quadra de esportes da comunidade)

Horário: 19h30 às 21h30

Por Ediane Nobre