Cultura

Inscrições abertas para minicurso de fomento a criações artísticas que atualizam a Ditadura Militar

O projeto foi contemplado no edital emergencial da Lei Aldir Blanc em Pernambuco e disponibiliza 20 vagas para qualquer pessoa interessada na temática. As inscrições podem ser feitas gratuitamente em https://forms.gle/r3ejoS3nAEzHWSfY8.

Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 19 de fevereiro as inscrições para o minicurso online “Criações artísticas para não esquecer os corpos desaparecidos do Golpe de 1964”, que pretende evidenciar a possibilidade que as produções artísticas têm de expressar poeticamente temas sociais dolorosos e traumáticos da história brasileira, como a tortura, a morte e o desaparecimento forçado de opositores à Ditadura Militar. O projeto foi contemplado no edital emergencial da Lei Aldir Blanc em Pernambuco e disponibiliza 20 vagas para qualquer pessoa interessada na temática. As inscrições podem ser feitas gratuitamente em https://forms.gle/r3ejoS3nAEzHWSfY8.

O minicurso será realizado em três encontros, com três horas de duração cada, totalizando nove horas, sempre aos sábados, das 15h às 18h, nos dias 27/02, 06/03 e 13/03. No primeiro encontro, serão evidenciadas produções em diferentes linguagens artísticas e temporalidades, que reconstroem memórias da Ditadura Militar, com ênfase na história dos desaparecidos políticos.

Já no segundo momento, serão focalizadas as experiências dos mediadores, Luis Osete e Natália Agla, partícipes no campo artístico de iniciativas performáticas, teatrais e cinematográficas que se somam à luta dos familiares das vítimas desaparecidas. Os participantes serão estimulados a pensar projetos de criações artísticas, a serem debatidos no terceiro encontro.

Para facilitar o acesso e permitir o diálogo entre os mediadores e o público participante do minicurso, será utilizado o Google Meet, que funciona tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis. O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de fevereiro em mensagem direcionada para os e-mails cadastrados no formulário de inscrição. Os links de acesso ao Google Meet serão enviados horas antes dos encontros. Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail criacoesartisticas1964@gmail.com.

 

Por Luis Osete (Viva o Povo Brasileiro… Viva Nós…)