Notícias

Univasf e Facape promoverão I Simpósio de Judicialização da Saúde

O evento visa aprofundar o debate sobre a temática, enfocando sua relação com a formação em saúde e em direito e áreas correlatas, desde a graduação.

O direito da saúde estará no centro das discussões do I Simpósio de Judicialização da Saúde – A Bioética em Foco, que será promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), no dia 23 de fevereiro. O simpósio será realizado no auditório do Senac Petrolina, das 8h às 11h30, e está direcionado a estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas jurídica e de saúde.

O evento visa aprofundar o debate sobre a temática, enfocando sua relação com a formação em saúde e em direito e áreas correlatas, desde a graduação. Organizado por meio do Colegiado de Medicina (CMED) da Univasf e do Colegiado de Direito da Facape, o simpósio também conta com a participação dos estudantes dos dois cursos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Diretório Acadêmico de Medicina e no CMED, localizado no prédio de Colegiados do Campus Sede da Univasf, em Petrolina, na Facape e no dia do evento. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para estudantes e R$ 50,00 para profissionais.

O I Simpósio de Judicialização da Saúde terá como palestrantes profissionais da área de direito da saúde no Brasil. André Luis Nigre falará sobre “Responsabilidade civil e ética do médico” e Eduardo Dantas abordará a “Judicialização da saúde no Brasil: da educação à intervenção”. O coordenador do Colegiado de Medicina, professor Itamar Santos, informou que os coordenadores das duas graduações também irão discutir essas questões e a inserção do curso nesta temática.

“A problemática da judicialização da saúde é um tema mais que atual. Temos inúmeros processos médicos e da saúde, problemas com planos de saúde, no SUS, e cada vez mais os Conselhos regionais de saúde deparam-se com problemas. As disciplinas de ética e bioética são atualizadas com frequência, mas cada vez mais temos pareceres jurídicos diferentes”, observa o professor Itamar Santos, coordenador do Colegiado de Medicina, do Campus Sede da Univasf.

O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf e da Jusmed Consultoria em Perícia e Direito da Saúde. Mais informações podem ser obtidas no Colegiado de Medicina pelo telefone 2101-6865.

Por Renata Freitas – Ascom

 

 

Deixe uma resposta