Notícias

Série sobre gastronomia sertaneja traz a cozinha afetiva da chef Ju Andrade

O terceiro episódio de ‘Na Ponta da Língua’ pode ser acessado em plataformas digitais

Foto: Divulgação

A série ‘Na Ponta da Língua’, realizada com recursos da Lei Aldir Blanc PE, chega ao terceiro episódio e recebe a chef Ju Andrade para uma conversa sobre sua história e suas inspirações na gastronomia. Ela é natural de Salgueiro, no sertão de Pernambuco, e passou por diversas cidades do estado e pela região Norte do Brasil, até chegar a Petrolina, onde comanda um restaurante. O vídeo está disponível no Youtube (https://youtu.be/dYbP65Zqso0) e no Instagram (https://encurtador.com.br/eghL1).

No episódio, Ju Andrade comenta sobre a importância de uma gastronomia afetiva, que se reflete desde o início de sua trajetória na cozinha, ainda na infância com a família, até os momentos do cotidiano, como a escolha responsável dos ingredientes. A chef também conta que sua atuação profissional tem relação com o conceito de slow food. “O slow food é um movimento que fala do alimento justo, limpo e bom, que fala da democratização do alimento, fala do fortalecimento das culturas locais”, explica Ju Andrade.

O projeto ‘Na Ponta da Língua’ busca enaltecer o potencial gastronômico do Sertão, estabelecendo um canal informativo, crítico e de democratização do acesso ao panorama da gastronomia nessa região do estado. A classificação indicativa é livre e todos os vídeos contam com a tradução em Libras como instrumento de acessibilidade comunicacional.

A série é uma realização da Pipa Produções em parceria com o Portal Culturama e a Abajur Soluções. Essa proposta recebeu o incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, através do Edital de Criação, Fruição e Difusão – Lei Aldir Blanc -PE.

Por Adriano Alves