Notícias

Documentário ‘Sob os olhos da Indiferença’: uma reflexão sobre o Transporte Público de Petrolina-PE.

‘Sob os olhos da Indiferença’ foi criado pela jornalista Andressa Silva, ainda na graduação, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O filme, ao invés de apenas apontar problemas, provoca a reflexão sobre o Sistema de Transporte Público em Petrolina, mas, sobretudo a atuação política entre governo e cidadãos.

O ônibus coletivo é um dos principais veículos de transporte público utilizado pela população nas médias e grandes cidades. É através dele que é possível se deslocar e ter acesso o trabalho, à escola, ao lazer. E essa passagem só é garantida, quando o Poder Público atua com medidas eficazes e há supervisão desse serviço, além da fundamental participação popular para observar e cobrar melhorias.

Embora algumas mudanças tenham sido feitas ou planejadas, em Petrolina, assim como na maioria das cidades do Brasil, ainda são precários os sistemas que englobam a rede desse tipo de transporte. Há a falta ou falhas de saneamento básico; pavimentação; sinalização que indique onde há um ponto, ou abrigos de ônibus que protejam do sol; segurança; acesso para cadeirantes; preço justo das passagens. Bem como a assistência aos trabalhadores e às trabalhadoras, que precisam de uma melhor atenção no dia a dia de serviço e para o próprio sustento.

‘Sob os olhos da Indiferença’ foi criado pela jornalista Andressa Silva, ainda na graduação, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O filme, ao invés de apenas apontar problemas, provoca a reflexão sobre o Sistema de Transporte Público em Petrolina, mas, sobretudo a atuação política entre governo e cidadãos. Com a participação da diretora como uma personagem, combina o retrato do real com cenas de ficção.

O documentário induz ao questionamento sobre o que fazer para que os direitos sobre mobilidade urbana não sejam negados e visa gerar uma reflexão sobre o conformismo. Também traz algumas medidas já definidas através do secretário executivo da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), em 2018, ano em que foi gravado.

Reflita sobre o transporte público assistindo ao doc ‘Sob os olhos da Indiferença’: https://www.youtube.com/watch?v=aNCTp_mSLD4&t=20s