Notícias

Sesc realiza live de abertura da exposição “Carina, isso não é coisa de mulher”

Primeira exposição individual da artista pernambucana Carina Lacerda ficará em cartaz na Galeria de Artes Ana das Carrancas até 31 de julho, com visitas híbridas

Foto: Fernando Pereira

O Sesc Petrolina vai realizar no dia 11 de junho, às 19h, no canal do Sesc Pernambuco no Youtube, a abertura virtual da exposição “Carina, isso não é coisa de mulher”, que acontecerá de maneira hibrida na Galeria de Artes Ana das Carrancas até  o dia 31 de julho. A live contará com as participações da artista Carina Lacerda, a curadora da exposição Flora Assumpção e a instrutora de Atividades Artísticas Lys Valentim.

Inicialmente, devido a necessidade de distanciamento por causa da pandemia da Covid-19, o público interessado em conferir os detalhes da exposição poderá fazê-lo por meio de visitas virtuais, em 360º, no site do Sesc Pernambuco (https://www.sescpe.org.br/). Nos dias 17 de junho, às 10h, e no dia 19 de junho, às 14h, será possível fazer as visitas com mediação educativa por meio do instagram @sescpe.  As visitas presenciais serão liberadas de acordo com os decretos estaduais sobre a Covid -19. 

“Carina, isso não é coisa de mulher” é a primeira exposição individual da escultora Carina Lacerda. Em seu trabalho a artista visual natural de Araripina, no Sertão do Araripe (PE), apresenta figuras míticas e populares esculpidas em madeira. O nome da exposição faz referência a sua trajetória marcada pelo enfrentamento ao machismo para aprender a esculpir carrancas, um ofício considerado masculino por muitos.

Sua resistência a consolidou como a artista popular das Carrancas de Peito. Além das carrancas com seios femininos, negos d’água, cangaceiras, iaras, corujas e suçuaranas, são algumas das figuras presentes em sua obra. “Carina, como se vê com facilidade, é uma artista prolífera, fecundante. A ancestralidade sertaneja e feminina é presença latente em quase todas as obras, bem como a militância ecológica”, destaca a curadora da exposição, Flora Assumpção.

Foto: Fernando Pereira

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

 

Serviço: Live de abertura da exposição “Carina, Isso não é coisa de mulher”

Dia 11 de junho, Às 19h

Local: Canal do Sesc Pernambuco no Youtube

Informações: (87) 3866-7454

Por Fabiano Barros