Olhares

“Presente da água doce – Sobre a Cultura e a Arte às margens do Velho Chico”

A seção Olhares de Fevereiro traz o vídeo-documentário “Presente da água doce – Sobre a Cultura e a Arte às margens do Velho Chico” , realizado pelos jornalistas André Nazário e Amanda Lima.

599260_503841833041953_1435015319_nO documentário “Presente da água doce – Sobre a Cultura e a Arte às margens do Velho Chico”  é um trabalho experimental de conclusão do curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios dos Jornalistas André Nazário e Amanda Lima, orientado pela Jornalista e professora Fabíola Moura.

O vídeo tenta problematizar o papel das políticas culturais no fomento à produção artística local. Da mesma forma pretende se consolidar como mecanismo de consulta para posteriores implementações de políticas públicas que resguardem o segmento artístico.

O documentário foi gravado exclusivamente no município de Juazeiro – BA, no ano de 2013 e traz depoimentos de artistas Juazeirenses como Ivete Sangalo, Wellington Monteclaro, Edy Star, Mauriçola, Targino Gondim, Devilles, Manuca Almeida, Geraldo Pontes, entre outros.

Sinopse: 

Desafios e anseios de pessoas que tem a arte como dádiva e meio de sobrevivência em Juazeiro – BA, cidade descrita por poetas e compositores como “terra de artistas”. O documentário “Presente da água doce – Sobre a Cultura e a Arte às margens do Velho Chico” – discute, relembra, provoca e põe em reflexão, aspectos políticos/culturais e artísticos do ambiente que tem o Rio São Francisco como fonte de inspiração. Artistas no campo da música, teatro, literatura e dança compõe o filme e expõem o momento que vive a cultura e a arte em Juazeiro atualmente.

Ficha Técnica:

Título original: Presente da água doce – Sobre a Cultura e a Arte às margens do Velho Chico.

Direção: Amanda Lima/ André Nazário
Roteiro: Amanda Lima
Edição: Carlos Santana
Imagens: Amanda Lima / André Nazário
Orientação: Profª Fabíola Moura
Gênero: Documentário
Ano de produção: 2013
Nacionalidade: Brasil
Idiomas: Português
Duração: 32’47’’