Notícias

IF Sertão-PE, Univasf, Uneb e UPE realizam ações de divulgação científica alusivas ao Dia C da Ciência

Mostrar a importância da ciência é o objetivo do evento que terá no dia 25 de outubro, a quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia como marco inicial de uma mobilização nacional para a divulgação da ciência brasileira.

Um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos e institucionais para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência em nosso cotidiano. Esse é o objetivo do Dia C da Ciência, que terá a quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, 25 de outubro, como marco inicial de uma mobilização nacional para a divulgação da ciência brasileira.

A expectativa é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado anualmente, por iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Universidades, faculdades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia públicos já estão nos preparativos para sensibilizar e informar a população sobre os seus feitos. Além de formar recursos humanos qualificados, essas instituições são responsáveis pela produção de 90% do conhecimento científico brasileiro.

No Vale do São Francisco, as instituições públicas de ensino técnico e superior, como o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) organizarão atividades em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) durante todo o mês de outubro.

No IF Sertão-PE, o campus Petrolina Zona Rural receberá até sábado (7) estudantes do ensino médio de escolas públicas na Feira de Profissões, uma oportunidade para conhecerem o dia a dia e o perfil profissional de cada curso ofertado no campus. No dia 18 de outubro será a vez de os estudantes visitarem as instalações do campus Petrolina do IF Sertão-PE e da Uneb. Uma semana depois, no dia 25, Univasf e UPE promoverão uma recepção especial para os futuros candidatos às vagas do ensino técnico e superior.

A programação de diálogo com a sociedade se estenderá para outros espaços das duas cidades, como a ala de exposições do River Shopping, em Petrolina, no dia 19, e do Juá Garden Shopping, em Juazeiro, no dia 20. As quatro instituições farão exposição de banneres com resultados do ensino e dos projetos de pesquisa, inovação e extensão. Um vídeo com a divulgação desses projetos circulará nas redes sociais e nas escolas da região. Haverá ainda o suporte da WebTV Caatinga com reportagens sobre projetos aplicados à região nos programas “Ciência no Semiárido” e “Entre um café e uma Prosa”.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Sertão-PE, Débora dos Anjos, a iniciativa pode despertar ainda mais o interesse social pelas ações científicas desenvolvidas nas quatro instituições públicas de ensino técnico e superior. “A realização de atividades que atraiam estudantes para as nossas instituições tende a estreitar cada vez mais a nossa relação com as escolas, despertando os estudantes e professores para o mundo da ciência”, destacou ela.

Mais informações sobre o Dia C da Ciência podem ser conferidas em http://www.diacdaciencia.org/. Ascom.