Notícias

Documentário Mulheres do Licuri.

Arte de semear mantém tradições de mulheres sertanejas.

Uma tradição antiga de mulheres sertanejas de semear riquezas, através da terra, tem contribuído para o crescimento econômico, cultural e social na comunidade Três Ladeiras, em Itiúba/BA. O documentário ‘Mulheres do Licuri ‘, produzido pela jornalista e cineasta Ilanna Barbosa, destaca o beneficiamento e empreendedorismo dessas mulheres, com o licuri no território do Sinsal.

O fruto se tornou uma opção de renda sustentável, a partir da culinária, produção de cosméticos, artesanato. Se tornou ainda um aliado na preservação de hábitos, costumes e na identidade cultural de mulheres do campo. 

Foto Ilana Barbosa

“São cinco mulheres destinadas a aprender sempre com presteza, ética e honestidade. Hoje, passadas décadas de uma vida invisibilizada, elas ganham destaque na terra natal como empreendedoras e não apenas como donas de casa e agricultoras que ajudavam os seus maridos. Mas como protagonistas de sua história”, ressalta a jornalista Ilanna Barbosa  

O empreendimento, antes processado com auxílio de uma pedra, recebeu reforço de máquinas que ajudam a quebrar o fruto, inovando o trabalho e permitindo que essas mulheres se dediquem aos novos conhecimentos. Dessa forma, agregam valores com a produção de biscoitos e bijus do licuri, expostos na loja no centro da cidade tranquila de Itiúba. 

Para empreendedora Patrícia Ferreira, o documentário exibido no festival do licuri, na comunidade de Três Ladeiras, foi muito gratificante e tem agregado valores ao trabalho. “Fiquei muito emocionada, pois a produção audiovisual demonstra a importância dos nossos sonhos e traz lições através dos sorrisos e reconhecimento que nenhum dinheiro pode comprar. Além disso, valoriza o local onde moramos e trabalhamos para que gerações futuras continuem a preservar a cultura na comunidade”, conclui. 

Conheça essa história clique aqui: https://bit.ly/2D51aHE  

Texto: Ilanna Barbosa, Jornalista em Multimeios, fotojornalista e diretora do documentário Mulheres do Licuri. Esta produção audiovisual foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade do Estado da Bahia. E-mail. santosilana028@gmail.com. Instagram @i_anna3940