Notícias

Cia Balançarte leva Batuques à Ilha do Massangano

Na comunidade, foram realizadas duas apresentações, uma ontem (02) aberta ao público e outra hoje (03) pela manhã para os alunos da Escola Municipal Santo Antônio.

Foto: Fernando Pereira /Abajur Soluções

A companhia de dança Balançarte embarcou para a Ilha do Massangano nos últimos dias levando na bagagem o seu espetáculo Batuques e a exposição ‘Veredas: Caminhos da Cia. Balançarte de Dança’. Na comunidade, foram realizadas duas apresentações, uma ontem (02) aberta ao público e outra hoje (03) pela manhã para os alunos da Escola Municipal Santo Antônio.

A comunidade ribeirinha foi uma das inspirações para a criação do espetáculo que celebra a cultura negra. “Apresentar aqui é importantíssimo para a gente, pois trazemos para a cena todas essas referências da ilha e do samba. Até hoje a gente bebe nessa fonte. Que se mantenha acesa essa chama da tradição, principalmente para os pequenininhos que serão realmente a continuidade disso tudo”, comentou Marcos Aurélio, diretor do grupo.

Com olhares atentos e ouvidos bem abertos para a musicalidade, as crianças da escola acompanharam a obra que, dentre tantas coisas, fala também do seu povo. Richarlyson dos Santos, de apenas 08 anos, estava na plateia acompanhando tudo. “Eu achei muito bonito. A parte que mais gostei foi a do navio”, disse o menino, revelando o que imaginou durante a apresentação. As crianças também se divertiram interagindo com a exposição que conta com imagens e objetos da trajetória da companhia em seus 13 anos de atividades.

A professora Delizeth Alves de Souza confirma a importância dessas atividades para os alunos e a reverberação da ação na sala de aula. “É uma maravilha. Aqui é uma comunidade quilombola e é muito bom que tenha essas atividades para os alunos. (…) Eles chegam na sala e é batucando, cantando as canções do que assistiram”, conta Delizeth.

A Ilha do Massangano é a quinta comunidade a receber o projeto ‘Batuques nos terreiros’, uma manutenção de temporada que conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do edital Funcultura Geral 2016/2017. As atividades continuam nas próximas semanas, a programação pode ser conferida nas redes sociais da Balançarte: facebook.com/ciabalancarte e instagram @ciabalancarte.

 

Via Adriano Alves / Agência Virabólica

Deixe uma resposta