Notícias

Público lota o Teatro Dona Amélia durante o Café Filosófico

Na tarde desta sexta-feira, 30, o público lotou o Teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina, para participar de mais uma edição do Café filosófico, realizado pela Húmus Cultural .

DSC_0790

Na tarde desta sexta-feira, 30, o público lotou o Teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina, para participar de mais uma edição do Café filosófico, realizado pela Húmus Cultural . Este ano, o evento contou com a participação do jornalista Paulo Henrique Amorim que palestrou sobre o tema: Mídia e Política: dilemas da democracia no Brasil. Na oportunidade foi lançado o nosso Blog Ponto Crítico, o mais novo blog do Vale do São Francisco.

“O Café Filosófico é um Projeto voltado para o incentivo ao pensamento crítico-cultural, que reúne estudiosos nacionais e internacionais para tratar dos mais variados temas relacionados ao comportamento humano, cultura e sociedade. A presença maciça do público só referenda a importância e necessidade de se discutir política cultural”, afirmou Gilmar Santos diretor da Húmus Cultural.

DSC_0785

Durante o evento, Paulo Henrique Amorim lançou o seu livro “O quarto poder: uma outra história. Segundo ele, a obra é um livro de memórias e um livro de história. “Revela a história pouco conhecida dos meios de comunicação no Brasil desde os primórdios, no período Vargas, passando pela criação e pelo apogeu da Rede Globo, a partir do governo militar, e incluindo os bastidores de grandes momentos da história contemporânea (ditadura, período de
transição, governos Sarney, Collor, FHC e PT). Além de encontros reveladores com os principais nomes da mídia e do poder que fizeram e desfizeram a história recente do país e os bastidores dos episódios mais marcantes (Plano Cruzado, Plano Collor, negociação da dívida externa, Plano Real, debate eleitoral Collor x Lula…), até os dias de hoje”, contou.

O público acompanhou atentamente o debate e participou, ao final, com rodadas de perguntas às quais o jornalista respondeu com bastante atenção.

E o nosso Blog Ponto Crítico, que tem o objetivo de instigar a criticidade, o empoderamento e contribuir com o fortalecimento da democracia também foi lançado oficialmente no Café Filosófico.  “Acreditamos que uma comunicação com essa perspectiva pode contribuir no processo emancipatório do sujeito, possibilitando a vivência dos seus ideais”, disse Angela Santana, responsável pelo Blog.

DSC_0725

Sobre o lançamento do blog, Paulo Henrique Amorim, acredita ser de uma contribuição muito importante, já que vivemos num ambiente de interdição de ideias e de debate. “Quanto maior, mais amplo for o espaço para discussão de ideias contrárias, diferentes, que não estão de acordo com esse grande curso de ideias conservadoras e golpistas, é sempre uma providência muito bem-vinda’, comentou.